Swipe to the left

Luvas descartáveis para proteção contra riscos

Trendebut
04-28
282 Views

Saúde e segurança apresentam estatísticas flagrantes sobre acidentes de trabalho no local de trabalho. Estima-se que entre 40% e 60% de todos os incidentes no local de trabalho sejam relacionados ao comércio. Muitos ferimentos são causados por não usar luvas descartáveis ou por encontrar a combinação perfeita.

Existem diferentes tipos de luvas para tarefas diferentes e é importante conhecer as luvas certas para usar. Veremos os diferentes tipos de luvas descartáveis que precisam delas e as situações em que são usadas. (Saiba mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Medical_glove )

Quais são as luvas descartáveis?

Em geral, luvas descartáveis são definidas como roupas de proteção usadas sobre as mãos para fornecer proteção. Essas luvas protegem polegares, dedos, pulsos e outras partes das mãos contra inchaços, produtos químicos, fluidos corporais etc. Elas são projetadas para uso único e depois para descarte.

Luvas descartáveis também podem ser definidas como equipamento de proteção individual usado para proteger as mãos contra riscos no local de trabalho. Tais riscos podem resultar de fluidos químicos ou biológicos ou impactos que podem causar ferimentos. Para que as luvas forneçam proteção, elas devem ser adequadas para a tarefa e feitas de materiais apropriados.


Usuários de luvas descartáveis

Existem diferentes tipos de luvas de proteção

A questão é, então, quem precisa de luvas descartáveis? Aqui está uma lista de funcionários que devem usar luvas descartáveis:

  • Equipe médica. Médicos e enfermeiros devem usar um par de luvas descartáveis antes de entrar em contato com os pacientes. Isso é necessário para proteger o paciente e o médico de infecções.
  • Técnico de resgate / técnico de emergência. Na maioria das vezes, são as primeiras pessoas em contato com vítimas de acidentes. Eles devem usar luvas descartáveis antes do contato com as vítimas para proteger contra fluidos corporais.
  • Equipe do laboratório As pessoas que trabalham no laboratório têm contato diário com vários produtos químicos. Como resultado, eles são expostos a lesões por respingos ou derramamentos de produtos químicos.
  • Indústrias de produção. Trabalhadores das indústrias de transformação, especialmente aqueles que fabricam produtos químicos e alimentos, devem usar luvas descartáveis. É importante se proteger e, no caso de alimentos, evitar a contaminação.
  • Trabalhadores de petróleo e gás. Os funcionários que trabalham na indústria de petróleo e gás estão expostos a muitos ácidos, óleos e solventes orgânicos. Tudo isso representa uma ameaça para o funcionário e, portanto, as mãos devem ser protegidas.

Situações em que luvas descartáveis devem ser usadas

Luvas descartáveis, como mostrado acima, podem ser usadas em várias indústrias para proteção das mãos. É importante lembrar que essas luvas são fabricadas com uma classificação específica de serviços. Como resultado, a classe de serviço determina a situação de uso da luva descartável.

A seguir estão algumas situações em que luvas descartáveis são usadas:

  • Uso médico. As luvas são muito importantes para a profissão médica, pois são usadas para evitar a contaminação cruzada. Junto com isso, são necessárias luvas ao lidar com materiais sensíveis, como fluidos corporais. Antes de colocá-las no mercado, as luvas passam por várias etapas de teste para verificar vazamentos, perfurações e defeitos visuais.
  • Uso de serviços de alimentação. Existem certas luvas projetadas especificamente para serem usadas na indústria de alimentos. Eles são usados por garçons, chefs e outros funcionários da hospitalidade. Essas luvas são necessárias para evitar a contaminação cruzada durante a preparação e manutenção dos alimentos.
  • Uso industrial. Diferentes configurações industriais exigem o uso de luvas descartáveis para diferentes operações. Eles são conhecidos como luvas de nível industrial e são usados na agricultura, beleza, aviação, marinha, automóveis, indústrias. As luvas de grau industrial são principalmente de cor preta, o que ajuda a esconder a sujeira e também a projetar o usuário como profissional.
  • Uso doméstico. Luvas descartáveis também podem ser usadas durante a limpeza ou execução de tarefas domésticas. Nesse caso, eles podem ser projetados em qualquer cor. Antes de usar as luvas, verifique se há furos, rasgos, fraturas e rachaduras.

Vantagens e desvantagens das luvas descartáveis

Luvas descartáveis ajudam a proteger as mãos contra vários riscos no local de trabalho. Já vimos quem precisa de luvas e as diferentes situações em que são necessárias. É importante notar que existem diferentes tipos de luvas.

Para considerar as vantagens e desvantagens das luvas, devemos considerar os diferentes tipos. Os diferentes tipos de luvas descartáveis baseiam-se no tipo de materiais utilizados na sua fabricação. Existem três materiais distintos usados na fabricação de luvas descartáveis e são:

  1. Látex
  2. Nitrilo
  3. Vinil

Examinaremos mais de perto as luvas feitas com cada um desses materiais à luz de suas vantagens e desvantagens.

Luvas de látex: vantagens e desvantagens

As luvas de látex são feitas de borracha natural e são usadas principalmente contra contatos acidentais. Algumas das vantagens incluem:

  • Eles são altamente táteis, e é por isso que são vistos como a melhor opção para aplicações sensíveis. Um exemplo vívido de tais aplicações sensíveis são os procedimentos cirúrgicos.
  • As luvas de látex são muito duráveis, confortáveis e flexíveis. É por isso que eles são usados principalmente na área médica.
  • Perfeito para lidar com materiais biológicos e à base de água.
  • Mais barato que os outros tipos de luvas descartáveis.

As desvantagens das luvas de látex incluem:

  • Eles podem resultar em reações cutâneas e desencadear alergias.
  • Luvas de látex não são eficientes em oferecer proteção contra produtos químicos. É por isso que não é aconselhável usá-los em procedimentos que exijam o manuseio de solventes orgânicos ou químicos.
  • É difícil encontrar furos e lacerações em luvas de látex, o que pode colocar o usuário em risco.

Luvas de vinil: vantagens e desvantagens

Essas luvas são produzidas a partir de álcool polivinílico (PVA) ou cloreto de polivinil (PVC). Vamos dar uma olhada nas vantagens das luvas de vinil:

  • Eles não desencadeiam alergias ou causam reações na pele, como luvas de látex, devido à ausência de látex.
  • Oferece proteção de alto nível contra derramamentos e respingos de produtos químicos. Por esse motivo, eles são recomendados para uso em laboratório.
  • Assim como as luvas de látex, elas são confortáveis e macias de usar.
  • Eles também são flexíveis, fortes e possuem sensibilidade tátil devido à aplicação de descobertas de pesquisas recentes.

As desvantagens das luvas de vinil incluem:

  • O vinil não é tão durável quanto o nitrilo ou o látex, o que torna essas luvas menos desejáveis.
  • Menos sensível ao toque do que outros materiais usados na fabricação de luvas.
  • As luvas de vinil não lidam bem com soluções à base de água e solventes orgânicos.

Luvas de nitrilo: vantagens e desvantagens

Existem várias razões pelas quais as luvas de nitrilo são preferidas, especialmente para uso geral. Vamos dar uma olhada em algumas das vantagens das luvas de nitrilo:

  • Mais durável do que as luvas de látex e vinil.
  • Feito de material fino, para que sejam sensíveis ao toque.
  • Eles são resistentes a produtos químicos e oferecem mais proteção em geral.
  • Oferece excelente ajuste, muito confortável e também muito macio.
  • Eles são perfeitos para contatos prolongados e incidentais.

Apesar de ter tantas vantagens, as luvas de nitrilo têm algumas desvantagens. Duas desvantagens se destacam e são:

  • Eles não possuem tanta sensibilidade tátil quanto as luvas de látex.
  • As luvas de nitrilo custam muito mais para produzir do que as luvas de látex e vinil, portanto, sua natureza cara.

Design e Estrutura de Luvas Descartáveis

As luvas descartáveis, como mencionamos na seção anterior, são feitas de três materiais principais. Isso inclui nitrilo, látex e vinil, mas também existem outros materiais, como o neoprene. Nesta seção, examinaremos as luvas à luz do material que constitui sua estrutura.

Em primeiro lugar, aqui está uma tabela que compara os três materiais diferentes em termos de design e benefícios exclusivos.

Tipo de luva Definição Vantagem Nível de proteção
Luvas de latex Projetado usando borracha natural. Melhor conforto, ajuste, sensibilidade tátil e flexibilidade. Vírus, bactérias.
Luvas de vinil Às vezes, são conhecidas como luvas sintéticas porque são feitas com material sintético. Opção sintética para luvas de látex, confortável, econômica. Produtos químicos.
Luvas de nitrilo Projetado usando materiais sintéticos. Durável e elástico. Vírus e produtos químicos.

Com uma compreensão clara dos três materiais diferentes, devemos explorar opções mais específicas. Cada opção possui benefícios exclusivos que agregam aos usuários com base em seu design e estrutura. As opções distintas foram explicadas na tabela abaixo:

Opção de luva Explicação Vantagem
Luvas em pó As luvas são geralmente pulverizadas com amido de milho. O pó facilita a colocação das luvas.
Luvas sem pó Nestas luvas, o revestimento em pó é completamente removido. Produto de limpeza para uso e não desencadeia tantas alergias quanto luvas em pó.
Luvas cloradas Essas luvas são livres de pó, mas geralmente são tratadas com cloro. Livre de partículas, o que reduz o risco de alergias. Fácil de vestir.
Luvas não cloradas As luvas não contêm pó, mas compensam isso com revestimentos de silicone / gel. Cor neutra, livre de odor e com vida útil longa.
Luvas de exame Luvas médicas estéreis e não estéreis. Proteja o usuário da exposição a fluidos corporais e sangue.
Luvas cirúrgicas Luvas principalmente estéreis, mas de alta qualidade para procedimentos médicos. Garante proteção contra fluidos corporais e sangue.
Luvas de quimioterapia Essas luvas são usadas no manuseio de medicamentos quimioterápicos e outros produtos químicos após uma série de testes.

Protege da exposição a produtos químicos.

Luvas com Aloe Eles são revestidos com aloe orgânico. Ajuda a manter as mãos hidratadas durante o uso.
Luvas com aveia As luvas são cobertas com aveia coloidal. Previne a pele seca e protege os usuários que já têm pele seca.

Teste de qualidade

É impossível discutir o design e a estrutura das luvas sem mencionar os testes que eles passam durante a fabricação. Diferentes luvas descartáveis são usadas para diferentes propósitos, razão pela qual devem passar por testes rigorosos. Seja em cuidados de saúde ou em aplicações industriais, os trabalhadores estão expostos a todas as maneiras de riscos.

Padrões mínimos de qualidade

O padrão para inspeção de luvas é o “Limites de qualidade aceitáveis (AQL). Isso se baseia na prescrição da Sociedade Americana de Testes e Materiais (ASTM). O método de teste AQL é aplicado a lotes de luvas e funciona em termos de porcentagens.

Por exemplo, digamos que 100 luvas devem ser testadas usando um AQL de 3.0. O padrão permite que apenas três luvas falhem no teste nesse lote. O padrão para luvas médicas é 1,5 ou até mais baixo em alguns casos.

Métodos de teste de luvas

Vários níveis de inspeção entram nos processos de teste de qualidade na fabricação de luvas. Um exemplo de tais testes é o teste de vazamento. Este teste verifica a luva quanto à integridade da barreira e determina se o teste é bom o suficiente para procedimentos médicos.

O teste requer encher as luvas com um litro de água e fechá-las no manguito. Depois disso, as luvas são penduradas de cabeça para baixo. Se não houver vazamentos, as luvas são certificadas para uso médico.

As luvas usadas industrialmente não precisam passar por esse tipo de teste. No entanto, como os fabricantes os produzem na mesma linha com luvas médicas, eles passam pelos mesmos testes.

Qual a eficácia das luvas descartáveis?

Você encontra luvas descartáveis em quase todos os lugares hoje, do hospital ao seu restaurante favorito. Eles são usados como equipamento de proteção individual para proteger as mãos de diferentes tipos de riscos. A beleza dessas luvas

Uma pergunta pede para ser respondida: qual a eficácia das luvas descartáveis? Reunimos alguns pontos para mostrar a eficácia dessas luvas e por que elas estão se tornando indispensáveis.

  • Proteger contra contaminação cruzada. Em muitos locais de trabalho, como assistência médica, resposta a emergências e alimentos, a contaminação cruzada é um risco enorme. Bactérias e vírus podem se espalhar muito rapidamente por esse método.

Durante experimentos em laboratório, a contaminação cruzada pode alterar os resultados e torná-los inconclusivos. Com luvas descartáveis, esses problemas podem ser eliminados facilmente. Você pode alterar a proteção das mãos com facilidade e rapidez, conforme passa de um paciente ou material para outro.

O resultado geral das luvas descartáveis nesse sentido é que elas garantem que você, seu paciente e seus materiais estejam protegidos.

  • Impedir a propagação de patógenos. Pessoal de saúde, veterinários e cientistas de laboratório entram em contato com tantos patógenos todos os dias. Sem proteção adequada, eles podem espalhar rapidamente esses patógenos para outras pessoas ou superfícies usadas com freqüência.

Com luvas descartáveis, esses indivíduos podem se proteger desses patógenos. Eles também protegerão seus pacientes, pois trocarão de luvas após cada paciente.

Os trabalhadores ficam ainda mais protegidos quando vestem e tiram as luvas usando os procedimentos prescritos. Colocar e retirar adequadamente reduz a propagação de patógenos e doenças por extensão.

  • Proteção contra riscos desconhecidos. Em todos os campos, existem certos riscos dos quais os trabalhadores não estão cientes. Tais riscos desconhecidos podem ser mais perigosos, pois seus efeitos desconhecidos podem ser de grande alcance.

Por exemplo, um profissional da vida selvagem que faz contato com um animal carregando uma substância tóxica. O profissional precisa usar luvas descartáveis porque não há como dizer quais efeitos a substância tóxica desconhecida pode ter. É por isso que é importante usar luvas descartáveis ao lidar com tarefas que exigem conformidade com os padrões de EPI.

  • Eles não se desgastam. Agora, isso pode ser um pouco confuso, mas o nome deles fornece todos os detalhes. Eles foram projetados para serem descartáveis e descartados imediatamente após cada uso. Isso pode estar mudando de um paciente para outro, ou um turno inteiro na fábrica.

As luvas não se desgastam, pois você não as usa repetidamente. Como dissemos anteriormente, as luvas de cada setor têm graus que determinam sua espessura. Essas notas significam que a luva foi projetada especificamente para a tarefa que você está realizando.

Com isso, você pode ter certeza de que as luvas verão a tarefa. Como são econômicos, você também pode ter o maior número possível de pessoas para trabalhar.

Como selecionar luvas descartáveis

Apenas pegando um par de luvas descartáveis

As luvas devem ter sido submetidas aos testes exigidos e devem ser aprovadas. Além de satisfazer os requisitos do teste, existem alguns fatores que ajudarão você a fazer a escolha certa das luvas. Listamos os fatores e os explicamos abaixo.

Tecido ou material

Já dissemos a você os três materiais diferentes usados na fabricação de luvas descartáveis. Junto com isso, mostramos seus prós e contras. Pelo que discutimos acima, as luvas de nitrilo são vistas como as mais preferíveis porque são duráveis e não causam alergias.

As luvas de látex estão em segundo lugar no ranking. Embora seja ótimo que sejam feitos de borracha, eles podem desencadear alergias e reações indesejadas. Se você está procurando o melhor ajuste, as luvas de látex são as melhores em uma milha. Não vamos esquecer que eles são resistentes, fortes e flexíveis.

Se você estiver procurando por um par econômico, deverá escolher o vinil. No entanto, eles não são tão duráveis ou tão resistentes quanto as luvas mencionadas acima.

Grau de serviço

O grau de serviço das luvas é um fator muito importante a considerar antes de fazer uma escolha. Você pode decifrar em que setor as luvas serão usadas simplesmente verificando o nível de serviço. Por exemplo, as luvas a serem usadas nos cuidados de saúde são classificadas pelo fabricante como luvas médicas.

O mesmo vale para luvas a serem usadas em outros campos. Certifique-se de verificar se as luvas foram projetadas para o seu tipo de trabalho antes da compra.

Cor

Cada setor possui uma cor específica de luvas identificada. Os cuidados de saúde, por exemplo, favorecem luvas brancas e azuis. Isso ocorre porque é mais fácil identificar furos ou rachaduras com essas cores.

Em ambientes industriais, é muito comum ver luvas pretas. A razão para isso é que o preto esconde manchas enquanto adiciona um toque profissional ao usuário.

Custo

Você não pode discutir esses fatores sem mencionar o custo das luvas. Quanto você está disposto e capaz de gastar nas luvas? Verifique o mercado em busca de preços diferentes e faça sua escolha depois de fechar uma pechincha favorável.

Maneira correta de usar luvas descartáveis

Existem boas práticas que governam o uso de luvas descartáveis. Seguir esta lista garante que você desfrute da máxima proteção ao usar as luvas. Aqui está uma lista de práticas recomendadas para garantir que você obtenha o melhor de suas luvas descartáveis:

  • Sempre lave a mão antes de vestir as luvas. Isso pode parecer contra-intuitivo, mas não lavar as mãos pode levar à contaminação das luvas. Isso também significa que, se as luvas forem rasgadas durante o uso, é provável que você espalhe germes. De acordo com o CDC
  • Verifique se há rasgos, rachaduras, buracos ou perfurações antes de usar. Se você notar alguma dessas situações, descarte as luvas e compre uma nova.
  • Quando as luvas parecerem gastas, substitua-as. No momento em que você notar degradação nas luvas, é importante descartá-las. Obtenha um novo par se você não tiver terminado a tarefa que está realizando.
  • Nunca lave e reutilize luvas descartáveis. Eles são chamados de descartáveis porque você deve descartá-los após o uso. Você deve usá-los apenas no curto prazo e não usá-los várias vezes.
  • Sempre use o tamanho certo de luvas. Suas luvas devem ter o ajuste adequado, caso contrário sua proteção está comprometida. Isso ocorre porque as luvas podem rasgar-se se estiverem muito apertadas ou cair se estiverem muito soltas. De qualquer maneira, você acaba vulnerável aos riscos aos quais buscava proteção.
  • Lave as mãos ao trocar de luvas. Você deve lavar as mãos usando as diretrizes do CDC entre as luvas. Isso garante que você não contamine o novo par depois de tirar o antigo.
  • Cuidado com alergias. Se você não tiver certeza se é alérgico ao látex ou não, use luvas de nitrilo ou vinil.

Conclusão

Luvas descartáveis são muito importantes para proteger suas mãos em muitos setores. Como eles se tornaram muito populares, você precisa aprender a usá-los corretamente. Neste post, mostramos os vários materiais usados para fabricar essas luvas e suas vantagens e desvantagens. Considerando as informações acima, acreditamos que a seleção e o uso de luvas descartáveis são mais fáceis. (Para mais informações , visite https://www.trendebut.pt .)

#Luvas descartáveis
Share with your opinion Leave a comment
Fatal error: Call to a member function count() on null in /home/wwwroot/lnmp01/domain/trendebut/web/app/design/frontend/xixi/default/template/mpblog/comments/list2.phtml on line 23